Salão Nobre do Turfe           


Estamos abrindo um novo espaço no site. Trata-se do "Salão Nobre do Turfe", local onde serão colocadas fotos, exclusivamente, de jockeys e treinadores, de qualquer época, como forma de homenageá-los pelo que contribuíram para o turfe brasileiro, e para o leitor, uma forma de visualizar quem foram os profissionais que ajudaram a construir o nosso Turfe.

O sucesso deste espaço estará intrínsicamente ligado às fotos que os leitores puderem enviar para aumentar o acervo do "Salão". Caso você, caro leitor, possua a foto de algum jockey ou treinador, de qualquer época, e gostaria de vê-la publicada neste espaço, envie-a, e com prazer a incluiremos na galeria de Honra que pretende ser este espaço.

Por uma questão de padronização, as fotos serão mostradas em branco e preto, e trarão somente o nome do profissional. Títulos ou recordes não serão mencionados neste espaço, pois a credencial para estar aqui é ter ou estar atuando no Turfe.

A ordem com que aparecem as fotos é aleatória, não implicando em hipótese alguma uma classificação, qualquer que seja ela. Aqui todos são iguais.

O "Salão Nobre" está sendo aberto, com alguns do mais famosos jockeys e treinadores de nossa história. Esperamos poder aumentar esse acervo com sua contribuição, caro leitor. Ajude-nos a resgatar a memória do Turfe brasileiro. Envie sua foto (com o nome do profissional e detalhes da foto) para : turfebrasil@gmail.com

Aos profissionais que integram o acervo deste "Salão" a homenagem deste site.

1

2

3

  4

Jóquei G. Santos : Também chamado, carinhosamente de Geraldinho. Montou no hipódromo paulistano, onde conquistou muitas vitórias. Perto de encerrar carreira, foi aplaudido de pé, pelos turfistas, após vencer linda corrida, sobre nada menos, que a lenda "A.Barroso". Uma égua que marcou, em sua trajetória, era Ciganita, com a qual ganhou várias, e tinha enorme carinho !!!  Foto enviada por seu filho, Ricardo Santos.


Jóquei : Arno Hodecker, nasceu em 1942. Começou sua paixão por cavalos, logo aos 9 anos de idade (cancha reta), quando já montava pelo interior de Santa Catarina, estado onde nasceu. Não demorou muito, foi para o Paraná, onde passou a montar, como profissional (prado oficial). Aos 14 anos, foi convidado para montar no Rio de Janeiro (1959), por mostrar futuro promissor na profissão. Conquistou respeito de todos  e com passar da idade, assumiu posto de treinador. Era muito querido por todos, já que era, extremamente atencioso e amigo das pessoas. Deixou saudades (familiares e amigos). Fotos enviadas, por Jacque Hodecker.


 Treinador (O Capitão) - Eddio Polo Coutinho, durante matinais.

Eddio Polo Coutinho - Filho de família tradicional no turfe carioca. Abraçou profissão de treinador em meados de 1940. Era o representante do Haras Jaú e Rio das pedras no Rio de Janeiro. Uma de suas maiores alegrias, foi ter o privilégio de alojar, o super campeão Farwell, em sua cocheira, na conquista do GP Brasil de 1960. Falecido em 2003 atuou como jóquei também.

Na década de 50, passou a cuidar das cores, do tradicionalíssimo Haras Jaú e Rio das Pedras, onde ficou até a década de 80, conquistando muitas vitórias, ao longo da sua história como treinador. Conhecido como capitão no turfe carioca. Dentre suas grandes qualidade, adorava dar oportunidades aos jóqueis iniciantes. Alguns exemplos como, E.R Ferreira, J Machado, F Esteves.

O Jóquei Francisco Esteves, depois de uma vitória, com a farda, do tradicional, Haras Jaú e Rio das Pedras. Na mesma foto,  Audalio Machado Filho, ainda criança e os sobrinhos, do capitão Eddio Polo Coutinho

Fotos enviado por Luis Guilherme Gonçalves Braga - Sobrinho de Eddio Polo Coutinho.
 


Jóquei : S.Machado - Lenda no RGS.

Silvio Machado, jóquei consagrado e campeão gaúcho. Recordista de vitórias até hoje, no RGS. Considerado, o maior nome do turfe gaúcho em todos os tempos. Venceu 8 estatísticas consecutivas, entre 1975 e 1982.


J.B.Paulielo - Talentoso brindão.  Um dos expoentes de sua geração. Dotado de grande estilo e técnica. Atualmente, no exterior. Deixou saudades em Cidade jardim (SP).

 Encontro de gerações : Jockeys : M.Latorre e R.Latorre. 


Jockey : Germano Fernandez,  montando a égua Sugestiva, no hipódromo da Mooca, em meados da década de 30.


Jockey : R.Latorre, em Cidade Jardim, desfila sua classe, no ano de 1953


Jockey : M.Latorre, vencendo com o clássico Life Boat (Duke of Ragusa), em 1986 (Cidade Jardim)


Angela Gusso Fagundes, (filha do ELidio Pierres Gusso) ao lado de L. Rigoni e do jockey A. Bolino.


Danielle Gusso Fagundes : Beleza feminina no turfe. Foi a pioneira entre as mulheres, na arte de treinar cavalos P.S.I.


Treinador Elídio Pierre Gusso, um dos grandes nomes do turfe brasileiro de todos os tempos, ao lado do mítico freio Antônio Bolino, momentos após a conquista do Grande Prêmio Paraná de 1.971, com o cavalo Negroni, do consagrado Haras Ypiranga.

Home