JIGO X VERY LAZY


 

"A batalha de Waterloo em Cidade Jardim"

Por Clackson

No calendário clássico paulista, no mês de dezembro são corridas duas provas de fundo, em 3.000m, que junto com o GP General Couto de Magalhães, em 3.218m, realizado no meio do ano, perfazem as únicas provas acima dos 2.400m corridas no ano em Cidade Jardim.

As duas provas de dezembro são o GP Consagração e o Clássico João Sampaio.

O GP Consagração, última etapa da quádrupla coroa de CJ, é a prova onde o potro que vier a vence-la, terá obtido o verdadeiro diploma de tríplice coroado, pois na minha modesta opinião, para ser chamado de tríplice coroado, essa prova tem de fazer parte da saga do potro. Mas esse é um tema que será discutido em outro artigo. Vamos a batalha de Waterloo. O ano de 1988 tinha uma geração que, por sua incomum superioridade , já demonstrava ao turfista que as provas que adviriam seriam verdadeiros espetáculos. Nomes como Jigo, Very Lazy, King Marine, Ascot Prince, Mutretero e outros.

O Derby desse ano fôra vencido pelo fenômeno Troyanos de forma, que a tríplice coroa não tinha candidatos. O GP Consagração foi formado pelos cavalos acima citados mais Klum, Rimelhor, Gran Sasso e Iacambami. Como seria natural, todas as atenções estavam voltadas para Jigo, pois a sua campanha era acima da média de seus oponentes de forma que aguardava-se ali a consagração do potro do Stud Rio Preto. E as atenções transformaram-se em favoritismo no páreo. Mas tal qual a batalha de Waterloo, as coisas não sairiam bem assim... Aqui cabe um comentário que será decisivo para o final do páreo.

Trata-se dos jockeys de Jigo e Very Lazy. O primeiro era montado pelo " príncipe dos freios", Jorge Garcia, jockey de inigualável categoria e um dono de uma precisão cirúrgica em seus percursos e atropeladas. Very Lazy era montado pelo " matemático " bridão Ivan Quintana, jockey de uma categoria, frieza e precisão, que deixava o turfista atônito, dada sua capacidade de transformar um páreo perdido em vitória emocionante. Em uma tarde de sol e raia de grama leve, foi dada a largada para o GP onde Iacambami, montado pelo freio Ermelino Sampaio, toma a ponta, seguido por Very Lazy, e Jigo, Ascot Prince ( A. Vale) e ing Marine ( L.C. Silva ). Os demais vinham no bloco de trás.

Na primeira passagem do disco, passam quase em fila indiana, Iacambami, Very Lazy, Ascot Prince e Jigo, para logo no início da curva do estacionamento, Ivan Quintana colocar Very Lazy na ponta, fazendo que Ascot Prince assuma o segundo e Iacambami e Jigo fiquem em terceiro e quarto. King Marine vem a seguir. No começo da reta oposta Very Lazy abre dois corpos e Ascot Prince ainda mantém a segunda posição, mas Jorge Garcia percebendo o galope fácil de Very Lazy, força e assume a segunda posição na altura dos 1.300 metros finais, deixando Ascot Prince e King Marine, que evoluira para quarto. Iacambami seguia em quinto.

Nessa altura do páreo visualizava-se o percurso magistral do freio Jorge Garcia, pois intuia-se que, chegada a reta final , sua avassaladora atropelada engoliria Very Lazy. A batalha de Waterloo estava se iniciando! Na curva da esquerda, Ascot Prince já alertado mostrava claramente que renunciaria à luta, e Jigo diminui a diferença para Very Lazy em um corpo apenas e King Marine aproveitando a diminuição de ritmo de Ascot Prince, assume a terceria posição.
Na entrada da reta, Jigo aperta o cerco à Very Lazy, e iniciava-se ali a verdadeira batalha , onde os protagonistas dessa famosa batalha agora estavam
vestidos de jockeys, pois se Waterloo teve Napoleão e o almirante Nelson, como adversários, agora o turfista assistiria Jorge Garcia e Ivan Quintana montados em suas "esquadras", digladiarem-se nos 600 metros finais.

Jigo aperta mais e começa a encostar em Very Lazy, mas um pequeno detalhe nesse avanço fará com que a batalha tivesse um rumo impensável. Nos 500 metros Jigo ao aproximar-se de Very Lazy, involuntáriamente abre um pouco, passando ligeiramente mais para o centro de raia. O Jorge Garcia percebendo a mínima vantagem que Very Lazy acabara de obter, firma as rédeas e avança forte, porém dava a nítida impressão que a vantagem do Very Lazy seria absorvida em sua atropelada, não iniciada ainda, e que tudo caminhava, tal qual em Waterloo, para um final previsto. Nessa altura Ivan Quintana, ciente da batalha que se iniciara , sob sua magistral tocada mantém o ritmo de Very Lazy, e olhe que este já estava na ponta desde a curva do estacionamento!!!

O piloto de Jigo finalmente nos 400m dá a partida e arranca muito forte e começa a encostar perigosamente , e Very Lazy defendendo-se, mantém uma pequena vantagem. O Jigo vai encostando mas passar que é bom , não passava!!!Na altura dos 200m, Jorge Garcia, com a rédea bem a frente, como era de seu estilo e agora sob uma vigorosíssima tocada, estava quase emparelhando e todos tem a impressão que finalmente conseguiria dobrar a resistência da dupla Very Lazy- Quintana. O narrador Roberto Casella, numa narração primorosa e desesperada ( quem não estava ! ) narrava que Jigo ia
apertando o cerco e que Very Lazy não se entregava !!!

Nos 100 metros finais, Jigo finalmente emparelha e todos agora tem a impressão que vai passar por Very Lazy, mas não abre vantagem alguma. Pelo contrário,
nota-se que os potros estavam encostados e num cabeça-cabeça de tirar o fôlego !! O Quintana bem ao seu estilo, quase que extraindo as últimas energias do Very Lazy, conseguia complicar e muito o avanço do Jigo, pois essa resistência
certamente não havia entrado nos cálculos do Jorge Garcia e aquela pequena abertura do Jigo para o centro de raia, no começo da reta , começava a fazer a diferença !!!

O Casella nos 50m finais narra que Jigo passa por Very Lazy, mas à poucos metros do disco, quase que por premonição, própria de grandes narradores, diz que Very Lazy não se entregava e nova luta havia sido travada no cabeça-cabeça. Os dois cavalos cruzam o disco de tal forma que era impossível dizer quem havia vencido a batalha. A tocada quase sobrenatural do Ivan Quintana aliada a enérgica e principesca tocada do Jorge Garcia, tinham acabado de se eternizar na história desse GP. O hipódromo estava em transe, pois um páreo de 3.000m ter um final desses, só em filme !!! Como é natural , metade do público achava que Jigo havia ganho e o restante achando que Very Lazy tinha levado vantagem. Imediatamente o páreo foi para um inexplicável e longuíssimo fotochart, que durou cerca de 10 minutos, e uma curiosidade foi que nesse páreo, meu amigo Júlio, quase que prevendo essa chegada, assistiu-a nacerca , em frente ao disco.

Após a chegada, ele retorna e , sem a menor sobra de dúvida , afirma que o Very Lazy havia ganho a prova. Foi olhado com desconfiaça por todos... Passados os eternos 10 minutos, o fotochart mostra que a batalha de Waterloo havia sido vencida por Very Lazy, e que o "Napoleão" Jigo havia sido derrotado. A batalha não havia terminado ainda, pois para surpresa geral, o sino de reclamação é acionado, e um murmúrio geral no hipódromo é ouvido. O piloto de Jigo sentiu-se prejudicado com a aproximação do Very Lazy, nos momentos finais da corrida, fazendo com que os potros " encostassem os pelos ", mas a Comissão de Turfe houve por bem confirmar o páreo na ordem de chegada. Chegava ao fim a batalha de Waterloo em Cidade Jardim, onde dois animais fantásticos, pilotados por verdadeiros generais da arte de montar, tinham dado um espetáculo de astúcia, inteligência e tática.

O Haras Faxina, proprietário de Very Lazy, e o Stud Rio Preto proprietário de Jigo , tinham acabado de travar uma batalha onde não houve perdedores e sim ganhadores, pois animais daquele nível, dando um magistral espetáculo, a palavra derrota não cabe nesse caso...A batalha de Waterloo é um marco na história militar. O GP Consagração de 88 é um marco na história do turfe,pois em 3.000 metros ter uma chegada como essa, nem Napoleão resistiria...

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